A manteiga é um dos principais produtos feitos com leite. Sua cor, de acordo com a dieta da vaca da qual provém o leite, varia do creme ou amarelo-escuro. Ela deve ter 80% de gordura, 14% de água e 1% de sólidos lácteos. Justamente pelo fato de ter gordura é um alimento muito calórico, embora seja pobre em proteínas e vitaminas. Se deixada em temperatura fria, solidifica-se; em temperatura ambiente, torna-se cremosa; e em alta temperatura, derrete-se. Depois de pronto, o tipo sem sal é embalado em tablete coberto com papel aluminizado, que se ajusta ao redor da barra de manteiga endurecida. Obtém-se o tipo salgado juntando-se sal ao creme durante o processo de produção. Manteigas salgadas são menos perecíveis e, por isso, podem ser conservadas também em latas. A manteiga é um ingrediente indispensável na cozinha, conferindo sabor peculiar à preparação, além de ter características físicas importantes para a aplicação de várias técnicas culinárias. Atua na fixação de aromas, no amaciamento de pães, na aeração de bolos e como condutor de calor nas frituras. O tipo sem sal é mais versátil na cozinha porque entra em pratos doces e salgados.
SAÚDE
É bom para
Ser usada como fonte de energia, pois é uma das mais ricas, além de ter grande quantidade de ácidos graxos, importantes no transporte de gorduras e vitaminas lipossolúveis.
É ruim para
Quem tem colesterol elevado, já que é rica em gorduras e em gorduras saturadas; e pessoas com esofagite, pois as gorduras relaxam o esfíncter gastroesofágico, agravando a doença.
COMO SE ESCOLHE
Hoje, a manteiga sem sal vendida no país é, na maior parte, do tipo extra, mais clara. Conserve-a sempre em local refrigerado. As manteigas em tabletes precisam ficar sempre em gôndolas refrigeradas. Ao comprar, rejeite se estiverem amolecidas. Também é muito importante observar tanto o prazo de validade quanto as condições da embalagem - se estiver danificada ou com o rótulo ilegível, não compre. O odor do produto precisa ser suave e a aparência, homogênea, lisa, sem sinais escuros e também sem bolhas de ar. Ao adquirir manteigas importadas, observe se as informações do rótulo foram traduzidas para o português.
COMO SE PREPARA
Para fazer manteiga sem sal em casa, basta juntar uma quantidade suficiente de nata, que pode ir congelando. Ponha-a numa tigela e bata com uma colher de pau até a gordura se juntar. Forme uma bola e deixe o leitelho escorrer. Vá apertando a massa para soltar todo o líquido. Lave em várias águas até que saia limpa. Escorra, ponha num pote e guarde na geladeira. Outra alternativa é bater o creme com água gelada no liquidificador até que a gordura coagule. O resto do processo é o mesmo. Para deixar a manteiga com menos colesterol, embora com as mesmas calorias, misture com parte igual de azeite de oliva extra-virgem.
FICHA TÉCNICA
100 g de manteiga sem sal contêm:
Calorias - 717
Proteínas - 0,85 g
Carboid. - 0,06 g
Gordura - 81,1 g
Colest. - 219 mg
Vit. A - 754 RE
Vit. B2 - 0,034 mg
Folacina - 3 mcg
Ác. pant. - 0,11 mg
Vit. E - 1,6 mg
Cálcio - 23,5 mg
Cobre - 0,03 mg
Ferro - MG
Magnésio - 1,98 mg
Fósforo - 22,8 mg
Potássio - 26 mg
Selênio - 0,661 mcg
Zinco - 0,05 mg
Nenhum comentário:
Postar um comentário