sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dieta mediterrânea

Dieta mediterrânea e exercício aumentam expectativa de vida


Uma dieta rica em frutas, legumes, azeite e peixe, acompanhada de exercício, reduz em 60% as principais causas de mortalidade depois dos 70 anos, indica um estudo europeu publicado hoje nos Estados Unidos.

Esta investigação foi feita junto de 2.339 pessoas (1.507 homens e 832 mulheres) saudáveis, não-fumantes, fisicamente ativas e que bebem moderadamente, num período de dez anos, em vários países europeus.

O estudo, publicado no JAMA (Journal of the American Medical Association), foi realizado por uma equipe de pesquisadores dirigida por Kim Knoops, da Universidade de Wageningen (Holanda).

Os investigadores mediram os efeitos da chamada dieta mediterrânea (fruta, legumes, azeite e peixe), acompanhada de exercício, na diminuição das principais causas de mortalidade nas pessoas idosas: câncer e doenças cardiovasculares e coronárias.

As doenças cardiovasculares foram reduzidas em 65% nos que praticavam pelo menos trinta minutos de exercício físico moderado por dia.

Por outro lado, e por si só, a dieta mediterrânea contribuiu em 180 obesos (99 homens e 81 mulheres), depois de pouco mais de dois anos, para "uma importante redução de peso no conjunto do grupo, da cintura, da pressão arterial, da taxa de açúcar no sangue, do colesterol e dos triglicérides, bem como de um aumento do bom colesterol", segundo Katherine Esposito, da Universidade de Nápoles.

Este outro estudo, também publicado no JAMA, foi realizado em Itália, de Junho de 2001 a Janeiro de 2004.

Pesquisadores norte-americanos e gregos já tinham chegado à conclusão de um aumento da expectativa de vida depois de terem estudado os hábitos alimentares de mais de 22 mil pessoas, entre 1994 e 1999, na Grécia.

Um comentário:

Anna disse...

Adoro seu blog, preciso falar lá no blog annaviver sobre você, pois
Tem tanta coisas maravilhosas, super informativo.
Beijos