Se alguém tem dúvidas de que rir faz bem à saúde, precisa acompanhar uma das visitas dos colaboradores da Federação Unimed/RS às crianças abrigadas no Lar de São José, em Porto Alegre. Entre as algariadas anfitriãs e os visitantes voluntários, muitos sorrisos. E, a cada encontro, energia renovada dos dois lados.
O projeto de voluntariado, que revitaliza os colaboradores da empresa, foi criado em 2006. Cada colaborador tem 4h10min mensais para realizar trabalhos nas instituições parceiras da Unimed/RS. O Lar de São José é uma delas. Conforme relato de professoras e coordenadoras, a iniciativa foi lentamente mudando o comportamento das crianças, que estão mais tranquilas, disciplinadas e carinhosas. São 26 pequenos, com idades de seis a 10 anos. Ganhos saudáveis do lado de quem se dispõe a trabalhar pelo outro também:
“O carinho que elas nos dão é imenso”. “Elas ficam loucas de felicidade quando chegamos às segundas-feiras”, conta a voluntária Ana Junqueira, 18 anos. Bruna Santos, coordenadora do trabalho de voluntariado, explica:
“A dedicação ao trabalho voluntário é um exercício de autoconhecimento e aprendizado. O crescimento pessoal e profissional do colaborador que pratica o voluntariado é visível. O grupo está crescendo e se tornando cada vez mais organizado, começamos a trabalhar com planos de ação para as atividades. Para 2010, estão previstas a criação de Oficinas de Música e Literatura.
A sensibilização de colaboradores tem crescido e, este ano, a festa de Natal será uma tarde no Parquinho da Redenção, com direito a brinquedos liberados e lanche. Tudo graças às doações em dinheiro dos colaboradores. A expectativa de uma tarde alegre e feliz é tão grande entre os voluntários como entre as crianças. Vão sobrar sorrisos no passeio – doses consistentes de saúde necessárias a qualquer idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário