Tanto o tomate, como os seus produtos (molhos, pastas, sucos) contribuem com aproximadamente 85% do total de licopeno da dieta. Agora, com os preços inflacionados do tomate, o seu consumo tende a cair. Mas é possível incluir outros alimentos no dia a dia que oferecem esse importante carotenóide.
Vale lembrar que essas outras fontes de licopeno também devem ser incluídas no cardápio. O número de alimentos que fornecem licopeno é limitado; para exemplificar temos a melancia, goiaba vermelha, papaia, mamão e pitanga.
A melhor forma de ingestão do licopeno é a proveniente dos próprios alimentos; confira algumas opções de fontes de licopeno (²,³):
O licopeno tem sido objeto de pesquisa, não há ainda uma conclusão sobre a quantidade recomendada para a população. Segundo RAO, A.V e SHEN,H. (2002)⁴, o consumo de 5 mg à 10 mg de licopeno por dia é suficiente para conseguir os benefícios do carotenóide. Outro estudo, realizado por RAO, A.V e AGARWAL, S. (2000)⁵ sugeriu que o consumo médio de licopeno para a população deveria ser de 35 mg/dia.
Saiba mais:
- A absorção do licopeno pelo organismo é muito maior quando em molhos ou concentrados, do que em tomates frescos.
- O cozimento do tomate faz com que aumente a biodisponibilidade do licopeno, isto é, facilita a absorção pelo organismo.
- Outro truque para aumentar a absorção do licopeno é acrescentar gordura – um fio de azeite no seu molho de tomate.
- É importante lembrar que por mais que alimentos como o catchup e molhos de tomate industrializados forneçam licopeno, também oferecem sódio, conservantes e aditivos alimentares.
Fontes consultadas:1. Qix X et al. Effecs of Lycopene on Protein Expression in Human Primary Prostatic Epithelial Cells. Cancer Prev Res (Phila). 2013 March2. USDA,1998. USDA-NCI Carotenoid Database of U.S. Foods. Nutrient Data Lab. Agric. Res. Service. U.S.D.A, Beltsville Human Nutrition Research Center, Riverdale, MD3. Tabela Brasileira de Composição de Carotenóides em alimentos, 20084. Rao AV, Shen H. Effect of low dose lycopene intake on lycopene bioavaliability and oxidative stress. Nutr Res. 2002; 22:1125-315. Rao AV, Agarwal S. Role of oxidant lycopene in cancer and heart disease. J Am Coll Nutr. 2000; 19(5): 563-9
Nenhum comentário:
Postar um comentário