Gengibre, canela, pimenta, café e chá verde são algumas opções que caem bem no cardápio de inverno e dão pique para treinar. Conhecidos também como alimentos termogênicos, eles possuem ingredientes que favorecem o gasto energético.
No processo de digestão, os termogênicos geram uma quantidade maior de energia para o corpo e aumentam a temperatura corporal. Essa reação acelera o metabolismo. Para driblar o frio, eles garantem uma refeição de sucesso.
Parece milagre, mas não éMesmo com a ajuda dos termogênicos, não é tão simples acelerar o metabolismo. Você deve incluir esses alimentos no cardápio do dia a dia, mas eles só vão fazer efeito quando combinados com a prática de exercícios. O ideal é pensar neles como um aliado da dieta.
Inclua pelo menos um dos alimentos da lista abaixo durante as refeições e turbine os resultados na academia:
Chá verdeO chá verde ajuda eliminar a gordura abdominal, diminui as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. Ele ainda possui fitonutrientes que estimulam a proliferação de bactérias intestinais “do bem” e inibe as “más” causadoras do botulismo, salmonela e infecções alimentares diversas.
GengibreO consumo regular de gengibre pode acelerar o metabolismo em até 20%. Ele ajuda a melhorar digestão e também é bem versátil: teste receitas com gengibre cru, refogado, batido no liquidificador com a sua fruta favorita e até mesmo como chá. Durante o inverno, ele pode ficar uma delícia em sopas e carnes cozidas.
CanelaA canela é um alimento rico em antioxidantes que inibem o crescimento de bactérias (incluindo as que causam mau hálito), protegem o sangue contra a coagulação e aceleram o metabolismo. Além disso, ela blinda seu sistema imunológico como ninguém. Experimente consumir meia colher de chá por dia junto ao iogurte.
PimentaUm estudo recente na revista Cancer Research descobriu que pimentas têm propriedades anti-câncer de próstata. Tudo isso a partir de meia pimenta, ou seja, uma colher de sopa por dia. A pimenta também acelera o metabolismo e ajuda a liberar endorfinas. Adicione sabor aos alimentos sem aumentar o teor de gordura ou calorias.
CaféO café contém cafeína, estimulante e termogênico natural, que auxilia o corpo a se manter em estado de alerta. E também ajuda na queima de calorias! Mas vá com calma: muito café pode causar problemas de estômago ou até insônia e ansiedade. O ideal é consumir até 3 xícaras por dia.
Uma pesquisa do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota (EUA), concluiu que o gingerol - composto que dá sabor picante ao gengibre - retarda o crescimento de tumores no intestino. Essa planta de origem asiática também é antisséptica. Não à toa, é a estrela da culinária japonesa: "Ela é usada para neutralizar o paladar entre dois pratos",,
Potente gengibre
Ao contrário do que muitos imaginam, o gengibre não é uma raiz, mas sim um rizoma (um tubérculo como a batata) com caules retorcidos. Rico em propriedades medicinais, ele é utilizado há mais de 3 mil anos como remédio para diversos males. "O gengibre é fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne o câncer e ainda embeleza a pele e o cabelo", afirma a nutróloga Cristiane Coelho.Uma pesquisa do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota (EUA), concluiu que o gingerol - composto que dá sabor picante ao gengibre - retarda o crescimento de tumores no intestino. Essa planta de origem asiática também é antisséptica. Não à toa, é a estrela da culinária japonesa: "Ela é usada para neutralizar o paladar entre dois pratos",,
Nenhum comentário:
Postar um comentário