domingo, 4 de maio de 2014

Chá Verde

Chá verde: 8 motivos para você tomá-lo todos os dias
A lista de benefícios dessa bebida é grande: ela faz bem à memória, ao coração, ao humor... Saiba por que você deve incluí-la na rotina e aprenda o jeito certo de consumi-la.

Por que tomar chá verde?Conhecido no Japão como sen-chá, esse é um daqueles alimentos que precisa estar no cardápio de todo mundo que se preocupa com a saúde. É que ele atua na prevenção de diversos males que colocam o corpo em risco: doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, osteoporose e até câncer. Mas, para tirar proveito de tudo isso, é preciso ingeri-lo diariamente. "O ideal é tomar cerca de 3 xícaras de 200 ml ao dia", recomenda a nutricionista Márcia Nishiyama, professora da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), no Paraná.

Confira a seguir oito benefícios da bebida para a sua saúde.

Aumentar a concentração

Por conter cafeína, o chá verde faz com que a pessoa fique mais atenta e alerta. Segundo um estudo holandês, publicado no renomado periódico American Journal of Clinical Nutrition, tomar chá pode conferir mais concentração. Os participantes que ingeriram de 2 a 3 xícaras da bebida num período de 90 minutos se sentiram mais focados em testes realizados no levantamento. E isso vale também para o chá verde. 

Melhorar a memória

"Esse alimento é rico em catequinas, que têm ação antioxidante e melhoram a comunicação entre os neurônios, além de evitar que eles envelheçam", explica a nutróloga Valéria Goulart, coordenadora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Recentemente, um time de especialistas da Universidade de Basel, na Suíça, constatou que a Camellia sinensis (planta que dá origem ao chá verde) melhoraria a saúde cognitiva, especialmente no que se refere à capacidade de gravar informações. Após ingerir um líquido contendo 27,5 gramas de extrato de chá verde, os participantes da pesquisa obtiveram notas melhores em um teste de memória. Mas, segundo Márcia Nishiyama, a quantidade do alimento usada no trabalho suíço parece exagerada. "Isso daria, mais ou menos, 15 sachês por dia", calcula. Sabe-se que abusar da bebida pode fazer mal a órgãos como fígado e rins. Fique com 3 sachês diários. 

Ter ossos saudáveis

Graças às altas doses de polifenóis - antioxidantes benéficos à saúde -, o chá verde deixa a estrutura óssea firme e forte, afastando males como artrite e osteoporose. Pelo menos foi o que demonstraram dois estudos publicados no American Journal of Clinical Nutrition. Em um deles, o consumo desse chá foi associado a um risco 50% menor de homens e mulheres sofrerem fraturas no quadril após os 50 anos de idade. No outro, 150 voluntárias que já haviam passado pela menopausa tomaram entre 4 e 6 xícaras diárias da bebida. Com isso, os cientistas notaram, entre outras coisas, uma melhora na formação óssea e uma redução dos processos inflamatórios que podem danificar o esqueleto. 

Perder peso

O chá verde, se associado a hábitos saudáveis e exercícios físicos, ajuda na perda de peso, pois tem ação termogênica. E novas pesquisas vêm endossar a ação emagrecedora da bebida. Uma investigação da Universidade Maastricht, na Holanda, concluiu que as catequinas e a cafeína presentes no chá aceleram a queima calórica, ajudando, assim, na redução de peso. Em outro estudo - esse das universidades de Surray e Glasgow, ambas no Reino Unido -, indivíduos que incluíram o chá verde na dieta perderam quase dois quilos em 12 semanas. 

Reduzir o risco de câncer

As responsáveis por esse benefício são elas de novo: as substâncias antioxidantes, que protegem as células contra os danos dos radicais livres, moléculas que prejudicam o equilíbrio celular e abrem portas para males como câncer e Alzheimer.

Diversos artigos científicos já demonstraram que o chá verde é excelente em termos de ação anticâncer. De acordo com a nutróloga da Abran, as catequinas merecem destaque. "É que elas atingem a célula maligna em desenvolvimento", pontua. Estudos apontam que a bebida afastaria tumores no trato gastrointestinal, nos pulmões, nas mamas e inclusive na pele.

Proteger o coração

Outro talento do chá verde é blindar o peito. Dessa vez, o mérito é dos flavonoides, que também têm ação antioxidante e agem em defesa das células. Além de aumentar a produção de óxido nítrico - substância importante para a redução da pressão arterial -, eles resguardam a parede interna dos vasos de lesões, afastando uma série de encrencas. "Estudos mostram ainda que os flavonoides do chá verde contribuem para a redução do colesterol", lembra o fisiopatologista Antonio Sanjuliani, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Prevenir derrame

Uma pesquisa do Centro Cerebral e Cardiovascular Nacional do Japão concluiu que o hábito de beber chá verde e café diminui a probabilidade de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Os cientistas acompanharam, por 13 anos, cerca de 83 mil japoneses com idades entre 45 e 74 anos. Os resultados apontaram que aqueles que tomavam pelo menos 4 xícaras por dia apresentavam um risco até 30% menor de passar por um AVC. Os autores do estudo acreditam que isso se deve - mais uma vez - à ação anti-inflamatória e antioxidante das catequinas.

Para Antonio Sanjuliani, a maior liberação de óxido nítrico graças aos flavonoides do chá verde e a consequente redução da pressão arterial seriam a origem do benefício. "A hipertensão é a principal causa de derrame", afirma.

Melhorar o humor

Quando você não estiver nos seus melhores dias, tome chá verde. É que a bebida possui um aminoácido chamado L-theanina, que age no cérebro liberando neurotransmissores que aumentam a sensação de bem-estar. "Ela eleva a liberação de serotonina, ligada ao prazer", diz Valéria Goulart. 

O jeito certo de consumi-lo

Evite as versões prontas, pois elas carregam muito açúcar e poucas substâncias do bem. O melhor é preparar a bebida diretamente das folhas da Camellia sinensis (que você pode encontrar em lojas de produtos naturais) ou a partir de sachês. Assim, mais compostos bioativos são liberados e há um aproveitamento maior das benesses que esse alimento oferece.

Se você não é fã do sabor amargo do chá verde, saiba que há uma forma certa de prepará-lo. Para começar, não deixe a água ferver. Assim que observar as primeiras bolhas de fervura, desligue o fogo. Em seguida, jogue as folhas - ou 1 sachê - em uma xícara e despeje 200 ml de água. Mexa e tampe o recipiente por até cinco minutos. "Se passar disso, as folhas vão liberar muito tanino, substância responsável pelo gosto amargo", esclarece Márcia. Atualizado em 30/4/2014 Por Luiza Monteiro

Conheça os Benefícios do Levedo de Cerveja

É da produção da cerveja é que se obtém a fermentação do levedo de cerveja. Segundo a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, esse suplemento alimentar contém alto valor nutricional e é capaz, entre outros benefícios, de melhorar o aspecto da pele.
— O levedo melhora o aspecto da pele especialmente nos casos de acne, eczemas e psoríase, e também auxilia a saúde das unhas e dos cabelos. Além disso, ele combate o envelhecimento precoce — explica.
Conforme a especialista, o levedo é obtido através da levedura Saccharomyces cerevisiae, um fungo responsável pela fermentação do açúcar de cereais como o arroz, o trigo, a cevada, o malte e o lúpulo. O levedo é geralmente extraído após o processo de fermentação da cerveja.
Bruna esclarece que o complemento é popular por causa do seu alto valor nutricional e por ser rico em minerais como ferro, fósforo, magnésio, potássio, cromo, zinco e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B5, ácido fólico, biotina).
— As vitaminas do complexo B estão envolvidas em vários processos metabólicos e principalmente na síntese (formação) de carboidratos, importantes para fornecer energia ao organismo mantendo seu equilíbrio e bom funcionamento — Diz.
— Com esses valores nutricionais, o levedo combate a fraqueza muscular e a dificuldade de concentração — complementa.
Por ter ação energética, o seu consumo também é indicado a praticantes de atividades físicas, atletas, crianças em fase de crescimento, idosos, gestantes e doentes em fase de recuperação.


Precauções
Bruna alerta, no entanto, que é preciso ter cuidado com o consumo do complemento pois ele pode afetar a saúde do intestino. Isso porque o levedo possui leveduras que podem competir com bactérias probióticas (bactérias benéficas) no intestino, que causa um desequilíbrio da microbiota intestinal.
— É importante que as pessoas saibam que o levedo de cerveja não pode ser utilizado por pacientes com doença celíaca, por pessoas com fungos como candidíase e micoses de repetição e desequilíbrio na microbiota intestinal— diz Bruna Murta.
— Por isso, antes de consumir, é importante que a pessoa saiba como está sua saúde intestinal já que é o principal órgão que produz nossas células de defesa — destaca. 


Como consumir
O levedo de cerveja é encontrado em flocos e pó, que podem ser acrescentados a vitaminas, sucos de frutas, iogurtes e saladas de frutas. Em comprimidos, deve-se tomar com líquidos, de acordo com a orientação do fabricante. O consumo indicado do levedo é de uma colher de sopa ao dia.


Receita
Vitamina energética

Ingredientes
— uma fatia de mamão
— uma banana média picada
— um copo (200ml) de bebida de arroz (gelado)
— uma colher (sopa) de levedo de cerveja
— mel orgânico a gosto
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.
Rendimento: 1 porção
Valor calórico aproximado: 250,8 Kcal

A Canela é Boa para a Saúde

A canela é uma das especiarias mais velhas do mundo. A árvore é nativa do Sri Lanka onde foi achada há milhares de anos. É a melhor especiaria disponível em termos de sua nutrição e saúde. Contém propriedade curativa que vem dos componentes ativos nos óleos essenciais achados no seu córtex. A canela tem atividade antioxidante extremamente alta devido a qual tem subsídios por doenças numerosas. Independentemente de ser utilizada como medicina por outras culturas desde épocas antigas, os subsídios por doença podem também ser ingerida como veremos a seguir:
Benefícios da Canela:
Diminui o colesterol:
Os estudos mostraram que meia porção de canela incluída em uma dieta diária pode diminuir o colesterol e as triglicérides.

Reduz níveis de açúcar no sangue e auxilia no tratamento da diabetes tipo 2:

Vários estudos mostraram sensibilidade da insulina e controle melhorados da glicose no sangue são por causa da ingestão de meia canela por dia.

Doença cardíaca:

A canela consolida o sistema cardiovascular de tal modo que blinda o corpo de desordens relacionadas ao coração. Acha-se que o cálcio e a fibra presentes em canela proporcionam a proteção contra doenças cardíacas.
Incluindo um pouco canela na comida ajuda aos que sofrem de doença da artéria coronária e da pressão arterial alta.
Além disso, a combinação de cálcio e de fibra presentes na canela pode ajudar a não utilizar a bílis, que previne dano às células, assim previne o câncer de cólon.
Cáries:
A canela se utilizou tradicionalmente para tratar dor de molares e para agir contra a má respiração. Os pequenos pedaços de canela se pode mastigar, ou gargarejar com água da canela que serve como bom inibidor de mau hálito.

Problemas respiratórios:

O canela é remédio caseiro muito útil para os frios comuns ou severos. Quando em mau estado respiratório a pessoa deve tomar uma colher de sopa de mel com 1/4 pó da canela por 3 dias. Este processo curará a tosse mais crônica e os sintomas.
Canela também pode ajudar a curar a gripe.
Tônico do cérebro:
A canela impulsiona a atividade do cérebro e, portanto atua como bom tônico do cérebro. Ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão.
Também, os estudos mostraram que cheirar canela pode impulsionar a função cognoscitiva da memória, o funcionamento de certas tarefas e aumenta a vigilância e concentração.
Infecções:
Devido a suas propriedades antibacterianas, antivírus, anti parasitas e anticépticas, é eficaz em infecções externas e internas. A canela pode ser eficaz contra a candidíase, úlceras estomacais e principalmente piolhos.
Facilita ciclos da menstruação:
A canela também é útil para a saúde das mulheres enquanto que ajuda no abastecimento de alívio de remover o obstáculo menstrual e de outros mal-estares femininos.
Amamentação:
Também pode ajudar na secreção de leite materno.
Reduz dor das artrites:
A especiaria da canela contém os compostos antiinflamatórios que podem ser úteis na redução da dor e da inflamação associados a artrites.
Tônico digestivo:
A canela deve ser acrescentada na maioria das receitas. À parte da adição de sabor à comida, ela também ajuda na digestão. A canela é muito eficaz para a indigestão, a náusea, vômitos, o mal-estar estomacal, a diarreia e a flatulência. É muito útil na eliminação do gás do estômago e dos intestinos. Também tira acidez, diarreia e náuseas matinais. Refere-se como tônico digestivo.

Reduz infecções de vias urinárias:
Pessoas que comem a canela tem menor propensão a desenvolver infecções de vias urinárias. A canela é diurética de natureza e ajuda na secreção e na eliminação de a urina.
Ações anticoagulante:
Um composto encontrado na canela chamado como cinamaldeído foi bem investigado para desvendar seus efeitos sobre as plaquetas do sangue. As plaquetas são os componentes do sangue que significam agrupar juntos sob circunstâncias de emergência (como a lesão física) que é uma maneira de parar de sangrar, mas sob circunstâncias normais, ela pode fazer o fluxo de sangue inadequado e se agrupar juntas. O cinamaldeído ajuda prevenir que a canela agrupe plaquetas de sangue.

Conservante natural da comida:

Quando é acrescentado à comida, previne a proliferação e crescimento bacteriano na comida, fazendo-lhe de um conservante natural na comida.
Dores de cabeça e enxaqueca:
A dor de cabeça devido à exposição ao vento frio é curado facilmente aplicando uma borracha fina da canela pulverizado misturado em água na testa.

A redução do sangue e melhora a circulação de sangue:

A canela é um agente de redução do sangue que também atua para aumentar a circulação. Esta circulação de sangue ajuda na eliminação de dor. A boa circulação de sangue também assegura o abastecimento de oxigênio às células de corpo que levam a uma atividade metabólica mais alta. Mas deve-se tomar cuidado, pois consumir canela demais pode aumentar a pressão arterial.
No entanto, há uma advertência a quem ingerir canela, deve ser feito em pequenas quantidades e não pode ser utilizada por mulheres grávidas.
Não substitua nenhum medicamento pela canela, se utilizar faça como se fosse um complemento, aconselhamos que consulte seu médico.

Amendoim Pode Ajudar a Emagrecer

Recentemente, a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, publicou um levantamento de vários estudos que comprovam: embora bastante calórico, o amendoim é um aliado da boa forma. Um dos seus principais predicados é promover a sensação de barriga cheia. “Ele precisa ser muito mastigado — o que ativa o centro cerebral que controla a saciedade e faz com que a fome demore mais para aparecer”, explica a especialista. Além disso, é fonte de fibras, que demoram mais tempo para ser digeridas, prolongando esse efeito.
“Se comermos 30 gramas de amendoim no lanche da tarde, ele garante uma saciedade de até duas horas, inibindo o consumo de opções até mais engordativas e provavelmente pouco nutritivas”, completa Vanderlí.
Por Karla Precioso