Diante de tantas informações surgem muitos questionamentos sobre a verdadeira função desse nutriente. Confira a relação de perguntas e respostas elaboradas pela nutricionista Marcia Daskal, da Recomendo Assessoria em Nutrição e Qualidade de Vida, e tire de vez todas as suas dúvidas.
O que são proteínas e como elas agem no organismo humano?
As proteínas são estruturas químicas complexas que contêm carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Elas são compostas por aminoácidos. Quando há mudança na composição interna da proteína também muda a sua função, o que garante uma grande versatilidade a este nutriente. Muitas estruturas e substâncias do organismo são compostas por proteínas, como tecidos, ossos, tendões, unhas, pele, cabelo, hormônios, enzimas etc. Desta forma, suas funções englobam a construção de músculos, de células vermelhas do sangue e de anticorpos; produção de enzimas e hormônios que regulam diversos processos do organismo e ainda transporte de diferentes substâncias como gorduras, minerais e oxigênio.
O que elas fazem no músculo? Por que elas são tão importantes?
Com relação aos músculos as proteínas fazem parte da sua estrutura e construção. Isso não quer dizer que o consumo elevado de proteína leve ao aumento de massa muscular. O ganho de massa muscular é resultado do estímulo do exercício físico e, para que a prática do exercício seja efetiva, é necessário a ingestão de nutrientes na proporção correta. A proteína vai reparar a lesão das fibras musculares depois do exercício, mas isso só acontece se houver uma ingestão adequada de carboidratos, pois na ausência de carboidratos, as proteínas são usadas como fonte de energia levando a perda de massa muscular.
Em quais alimentos as proteínas são encontradas?
Os alimentos fonte de proteínas são carnes vermelhas, aves, peixes, leite, iogurte, queijos, ovos e as leguminosas (feijão, lentilha, soja etc.).
Qual é o segredo da popularidade das dietas à base de proteínas?
Essas dietas têm grande popularidade, pois, ao fazer com que o organismo utilize a massa muscular como fonte de energia, proporcionam uma perda de peso considerável já que o músculo é muito mais pesado que a gordura, mesmo assim, é importante notar que a perda de peso é só as custas de massa muscular e de lipídios, não há emagrecimento real - o peso é recuperado facilmente. A ingestão elevada de alimentos fontes de proteínas como as carnes leva também ao aumento da ingestão de gorduras, o que pode trazer consequências como o aumento dos níveis de colesterol, de gordura abdominal, aumentar o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares etc.
Qual é a dieta adequada para ganhar massa muscular?
A dieta adequada para o ganho de massa muscular deve suprir a necessidade de carboidratos do organismo para que a massa muscular não seja utilizada como fonte de energia e para que não ocorra fadiga durante a prática de exercícios. Até uma hora antes da atividade física e durante o exercício (a cada hora) também é necessária a ingestão de carboidratos. Logo após o término do exercício é necessária a ingestão de um lanche ou uma refeição que tenha uma proporção de três partes de carboidratos para uma parte de proteína, pois, é neste momento, que os nutrientes são mais rapidamente absorvidos pelo músculo, podendo aumentar o anabolismo muscular (crescimento) e prevenir a degradação de massa magra.
O que engorda mais, as proteínas ou os carboidratos?
Tanto as proteínas como os carboidratos fornecem a mesma quantidade de calorias (4kcal) por grama de alimento. Sendo assim, o consumo excessivo de proteínas também pode levar ao ganho de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário